Juventude indígena e liderança na Amazônia peruana: emergência de novos líderes do povo awajún em Santa María de Nieva

Autores

  • Pablo Vega Romá Universidad Antonio Ruiz de Montoya

DOI:

https://doi.org/10.52980/f74sap52

Palavras-chave:

juventude indígena, awajún, liderança, território, espaço de formação

Resumo

Este artigo explora os discursos e trajetórias de um grupo de jovens awajún em processo de formação como líderes do seu povo. A partir de um trabalho de campo etnográfico desenvolvido em Santa María de Nieva, analisa-se como esses jovens constroem formas próprias de liderança indígena, articulando a sua identidade cultural com ferramentas adquiridas em espaços educativos, experiências comunitárias, trajetórias migratórias e participação política. Longe de replicar modelos tradicionais, eles concebem a liderança como uma prática situada, dinâmica e versátil, que exige capacidade de diálogo intercultural, argumentação e compromisso com o território. A Escola de Líderes, instância impulsionada pelo Conselho Permanente do Povo Awajún (CPPA) e pelo Serviço Agropecuário para a Investigação e Promoção Económica (SAIPE), surge como um espaço fundamental neste processo, ao permitir a reflexão coletiva e a consolidação de uma nova geração indígena comprometida com o seu povo.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pablo Vega Romá, Universidad Antonio Ruiz de Montoya

    Mestre em antropologia visual e licenciado em antropologia pela Pontifícia Universidade Católica do Peru. Atualmente, é professor na Universidade Antonio Ruiz de Montoya e investigador no projeto internacional «Religião e Exclusão Social» (RelEx), coordenado pela Universidade Abo Akademy. As suas linhas de investigação atuais centram-se nos processos migratórios contemporâneos, nas representações sociais do espaço e nas expressões religiosas pluriculturais. É autor do livro Migración shipibo-konibo en la ciudad: derechos, estrategias e identidad en las comunidades de Cantagallo y Cashahuacra  e coautor do livro Trayectorias migrantes: la juventud venezolana en el Perú.

Referências

Belaúnde, L. (2005). Ciudadanía y cultura política entre los awajún, asháninka y shipibo-konibo de la Amazonía peruana. CAAAP.

Brown, M. (1984). Una paz incierta: comunidades aguarunas frente al impacto de la carretera marginal. CAAAP.

Brown, M. (1993). Facing the state, facing the world: Amazonia's native leaders and the new politics of identity. L'Homme, 33(126-128), 307-326.

Buu-Sao, D. (2012). Ethnographie d'une organisation d'étudiants indigènes en Amazonie péruvienne: les ambivalences de la contestation. Critique internationale, 57(4), 37-52. https://www.jstor.org/stable/24566190

Calavia, O. (2010). La jefatura indígena, hoy. Indiana, 27, 47-62. https://doi.org/10.18441/ind.v27i0.47-62

Castillo, M. (2016). Disputa de representación de los pueblos awajún y wampis en la región Amazonas, Perú. CooperAcción, Acción Solidaria para el Desarrollo.

Castillo, M. (2017). Alcances del Encuentro de Escuela Intercultural Juvenil de los Pueblos Awajún y Wampis. [Informe de Consultoría para SAIPE y CPPA].

Centro Amazónico de Antropología y Aplicación Práctica (CAAAP). (30 de marzo de 2017). Sentencia da la razón a indígenas y ordena se consulte el lote 116. CAAAP. http://www.caaap.org.pe/website/2017/03/30/sentencia-da-la-razon-a-indigenas-y-ordena-se-consulte-el-lote-116/

Chaumeil, J. P. (2014). Liderazgo en movimiento. Participación política indígena en la Amazonía peruana. En G. Lomné (Org.), De la política indígena, Perú y Bolivia (vol. 80). IEP, IFEA.

Comisión Especial Permanente de los Pueblos Awajún Wampis. (2012). Propuesta de Buen Vivir como Pueblo Awajún Wampis y con el Estado Peruano. SAIPE.

Consejo Permanente de los Pueblos Awajún y Wampis y Servicio Agropecuario para la Investigación y Promoción Económica. (2016-2017). Programa de Formación Intercultural: Escuela de Líderes y Lideresas de los Pueblos Awajún y Wampis. SAIPE.

Consejo Permanente de los Pueblos Awajún y Wampis y Servicio Agropecuario para la Investigación y Promoción Económica. (2018). Módulo IV. Revalorización de habilidades y tecnologías indígenas y elaboración de reportes digitales. CPPAW, SAIPE.

Espinosa, O. (2007). Para vivir mejor: los indígenas amazónicos y su acceso a la educación superior en el Perú. Revista ISEES, 4, 85-116.

Espinosa, O. (2009). ¿Salvajes opuestos al progreso?: aproximaciones históricas y antropológicas a las movilizaciones indígenas en la Amazonía peruana. Anthropologica, 27(27), 123-168. https://doi.org/10.18800/anthropologica.200901.006

Espinosa, O. (2010). Cambios y continuidades en la percepción y demandas indígenas sobre el territorio en la Amazonía peruana. Anthropologica, 28(28), 239-262. https://doi.org/10.18800/anthropologica.2010-sup.016

Espinosa, O. (2012). To be Shipibo nowadays: The Shipibo-Konibo youth organizations as a strategy for dealing with cultural change in the Peruvian Amazon region. Journal of Latin American & Caribbean Anthropology, 17(3), 451-471. https://doi.org/10.1111/j.1935-4940.2012.01252.x

Fe y Alegría y CAAAP. (2019). Diccionario awajún-castellano, castellano-awajún. Awajún chícham apáchnaujai. Fe y Alegría, CAAAP.

Figoli, L. y Fazito, D. (2009). Redes sociales en una investigación de migración: el caso de Manaos. Revista Brasileira de Estudos de População, 26(1), 77-95. https://doi.org/10.1590/S0102-30982009000100007

Fuica-Reboledo, I. y Vergara-Andrades, C. (2016). Entramados de lo juvenil. Aproximaciones hacia las sociabilidades juveniles chilenas contemporáneas. Revista Latinoamericana de Ciencias Sociales, Niñez y Juventud, 14(2), 957-973. https://doi.org/10.11600/1692715x.14205111115

García Canclini, N. (1995). Consumidores y ciudadanos: conflictos multiculturales de la globalización. Random House Mondadori.

García, P. y Surrallés, A. (2009). Antropología de un derecho. Libre determinación territorial de los pueblos indígenas como derecho humano. Lima: IWGIA.

Greene, S. (2009). Caminos y carretera: acostumbrando la indigenidad en la selva peruana. Instituto de Estudios Peruanos (IEP).

Guallart, J. M. (1997). Historia del Vicariato de San Francisco Javier del Marañón. Centro Amazónico de Antropología y Aplicación Práctica.

Guallart, J. M. (1997). La tierra de los cinco ríos. PUCP, Banco Central de Reserva del Perú.

Hendricks, J. (1996). Poder y conocimiento: discurso y transformación ideológica entre los Shuar. En F. Santos (Comp.), Globalización y cambio en la Amazonía indígena (vol. 1, pp. 131-182). Abya Yala.

Mader, E. (1999). Metamorfosis del poder: persona, mito y visión en la sociedad shuar y achuar (Ecuador, Perú). Abya-Yala.

Maidana, C., Colangelo, M. y Tamagno, L. (2013). Ser indígena y ser joven. Entre la etnicidad y la clase. Desacatos, 42, 131-144. https://doi.org/10.29340/42.73

Ortega, J. (2015). El camino del mestizo: experiencias de migración temporal de jóvenes escolares indígenas awajún en ciudades intermedias: estudio del caso de la migración temporal de jóvenes varones awajún de la comunidad nativa Supayaku hacia las provincias de San Ignacio y Jaén, Región Cajamarca. [Tesis de licenciatura, Pontificia Universidad Católica del Perú].

Paladino, M. (2006). Estudar e experimentar na cidade: Trajectórias sociais, escolarização e experiência urbana entre ‘jovens’ indígenas ticuna, Amazonas [Tesis doctoral, Universidad Federal de Río de Janeiro].

Pelaez, G. (2018). El lugar de las organizaciones juveniles indígenas en la emergencia de liderazgos entre los shipibo-konibo: el caso de la Organización de Jóvenes Indígenas de la Región Ucayali (OJIRU) [Tesis de licenciatura, Pontificia Universidad Católica del Perú].

Portugal, N. (2010). La educación secundaria como productora de juventudes: un estudio de caso en una comunidad Chayahuita. [Tesis de licenciatura, Pontificia Universidad Católica del Perú].

Programa de Formación de Maestros Bilingües de la Amazonía Peruana, Asociación Interétnica de Desarrollo de la Selva Peruana e Instituto Superior de Educación Público “Loreto”. (2011). Diccionario Awajún-Castellano. FORMABIABP, AIDESEP e ISEPL.

Regan, J. (2010). Los awajún y wampis contra el Estado: una reflexión sobre antropología política. Investigaciones sociales, 24(12), 19-35. https://doi.org/10.15381/is.v14i24.7278

Reguillo, R. (2000). Emergencia de las culturas juveniles: estrategias del desencanto. Norma.

Romio, S. (2014). Entre discurso político y fuerza espiritual. Fundación de las organizaciones indígenas awajún y wampis (1977-1979). Anthropologica, 32(32), 139-158. https://doi.org/10.18800/anthropologica.201401.009

Romio, S. (2016). El viaje hacia la ciudad: caminos de vida, camino para el poder. La nueva forma del ritual de iniciación entre los Awajún (1930-1960). En A. Surrallés, O. Espinosa & D. Jabin (Eds.), Apus, caciques y presidentes: Estado y política indígena amazónica en los países andinos (pp. 61-80). IWGIA.

Servicio Agropecuario para la Investigación y Promoción Económica. (2012). Liderazgo Awajún Wampis en tiempos de Democracia y Derecho de Consulta Previa. SAIPE y SEPSI.

Servicio Agropecuario para la Investigación y Promoción Económica y Consejo Permanente de los Pueblos Awajún y Wampís. (2016). Módulo de Formación. Escuela de Líderes Juveniles Indígenas. SAIPE, CPPA, Caritas France.

Smith, R. (1996). La política de la diversidad. COICA y las federaciones étnicas de la Amazonía. En S. Varese (Coord.), Pueblos indios, soberanía y globalismo. Abya Yala.

Urteaga, M. (2011). Retos contemporáneos en los estudios sobre juventud. Alteridades, 21(42), 13-32. https://alteridades.izt.uam.mx/index.php/Alte/article/view/111

Urteaga, M., y García, L. (2015). Introducción. Juventudes étnicas contemporáneas en Latinoamérica. Cuicuilco, 22(62), 7-35. https://www.revistas.inah.gob.mx/index.php/cuicuilco/article/view/6201

Vega, P. (2018). De joven a joven líder: procesos de formación del liderazgo indígena en jóvenes awajún de las comunidades de la provincia de Condorcanqui, departamento de Amazonas. [Tesis de licenciatura, Pontificia Universidad Católica del Perú].

Virtanen, P. (2012). Indigenous youth in Brazilian Amazonia: changing lived worlds. Palgrave Macmillan.

Publicado

2025-07-31

Edição

Seção

TEMA

Como Citar

Juventude indígena e liderança na Amazônia peruana: emergência de novos líderes do povo awajún em Santa María de Nieva. (2025). Amazônia Peruana, 38, 187-210. https://doi.org/10.52980/f74sap52

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)